ENCONTRE AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PROCURA SOBRE CÁLCULOS RENAIS.

 

 

 

 

Cálculo Renal - Pedra nos Rins

PEDRA NO RIM

 

Tratamento Urinário

O tratamento de infecções urinárias tem por objetivo tratar a infecção bacteriana, aliviar os sintomas agudos e evitar o aparecimento de lesões renais, investigando alterações anatômicas e/ou funcionais que acarretem recidivas infecciosas e/ou acometimento do parênquima renal.

O tratamento medicamentoso deve ser iniciado logo após a coleta da urina para cultura, sempre que houver fortes indícios clínicos de infecção do trato urinário, principalmente em baixa faixa etária. Em casos de bacteriuria assintomática, o tratamento e contra–indicado devido a sua possibilidade de ocasionar a substituição da bactéria contaminante por uma cepa de maior virulência, uma vez que o paciente tende a recolonizar o trato urinário pouco após a suspensão do antimicrobiano.

 

É importante diferenciar os indivíduos em dois grupos: infecção do trato urinário simples e infecção do trato urinário complicada. A infecção do trato urinário simples caracteriza–se por ocorrer no sexo feminino, em crianças maiores de três anos de idade, infecção do trato urinário baixa, agente único e boa resposta ao tratamento e a infecção do trato urinário complicada por acometer crianças do sexo masculino em qualquer idade, meninas menores de três anos, infecção do trato urinário alta, ma resposta a terapêutica, recidivas freqüentes, hipertensão arterial, exames de imagem alterados, baixo ganho pondo–estatural. Na infecção do trato urinário complicada a chance de ocorrer lesão renal e maior.

O emprego de esquemas curtos ou dose única não e aconselhado no tratamento da infecção do trato urinário, pois poderá induzir resistência bacteriana. Habitualmente utiliza–se esquemas terapêuticos com 7 a 10 dias de duração e a urocultura de controle e realizada 2 a 5 dias após o termino do antibiótico para confirmação da cura.

Segundo Winberg et al., os aminoglicosideos e a nitrofurantoina seriam as drogas de escolha para o tratamento da infecção do trato urinário, uma vez que não causariam nenhuma repercussão na flora intestinal, as sulfas e o acido nalidixico podem levar a uma discreta repercussão na flora e, as cefalosporinas e amoxacilinas, uma repercussão significativa, principalmente se utilizada por longos períodos ou com breves intervalos.

As penicilinas também podem causas diminuição transitória da resistência vaginal a colonização por E.coli uropatogenica aumentando a predisposição a infecção do trato urinário.

A antibióticoterapia por via oral e sempre preferencial, desde que não haja contra–indicações.

Apesar de muitas pessoas não darem a devida atenção ao problema, nos casos de infecções urinárias é importantissimo procurar um médico de sua confiança, pois uma simples infecção urinária pode rapidamente progredir para problemas que podem tornar-se extremamente graves, inclusive ocasionando óbitos em casos mais extremos.

 

 

 

 

Saiba mais ...

 

Gostou dos Artigos deste site? Foram úteis para você? Ajude a divulgar a CRORG.

 

 

A CRORG conta com o apoio de médicos, nutricionistas, biólogos, bioquímicos, terapeutas e profissionais da área de saúde comprometidos com o bem estar e o aumento da qualidade de vida da população brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

   Entendendo o sistema urinário.

   O que é calculo renal.

   Como saber se você realmente tem calculo renal.

   Causas da formação do calculo renal.

   Tratamentos para calculo renal.

   O que os médicos falam sobre calculo renal.

   Perguntas comuns sobre calculo renal.

 

 

 

 

 

ASSOCIAÇÃO DOS PACIENTES DOADORES E TRANSPLANTADOS RENAIS DE SOROCABA

 

                                                                                                    Apoie Programas e Organizações Não Governamentais:

 

 

www.apedranosrins.com.br  www.artriteeartrose.com.br  www.calculorenal.org  www.calculosrenais.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br  www.cogumelodosoloriginal.com.br  www.jornaldasaude.com.br  www.nqionline.com.br  www.saudecominteligencia.com.br  www.listahotel.net  www.hotelsp.info

 

Site não-governamental, social e informativo sobre Cálculo Renal

www.calculorenal.org | calculorenal@calculorenal.org 

 

Cálculo Renal - www.calculorenal.org - 2002 - 2010

diHITT - Notícias